terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Terça On #9: Bem na Foto‏


     Olá pessoal, vamos a mais um TERÇA:ON.
     Semana passada me ausentei pois estava com algumas coisas pendentes para fazer quatro trabalhos da pós mais estudar para uma prova no sábado.
     O assunto de hoje é câmera fotográfica. Um breve resumo dos tipos e suas vantagens e desvantagens.
     Com a popularização das câmeras digitais, preços acessíveis e muitas dicas na internet, temos muitos entusiastas da fotografia por aí. Mas qual o tipo de câmera escolher? Aqui vai um resumo dos tipos de câmeras mais vendidas e conhecidas.
Câmeras Compactas.
     Atualmente são as mais comuns, com maior quantidade de vendas e com os preços mais acessíveis. Disponíveis por varias marcas e em varias cores, são as que tem melhor custo/beneficio e indicado para iniciantes, ou quem procura em uma câmera somente apontar e disparar (point and shoot). Não requer nenhum controle manual, já que a maioria tem um mode automático de regulagem. Varia de 5 até 18 megapixels e com zoom de até 5X.

Câmeras Intermediarias.
     As câmeras intermediarias, ou Bridge, ou Super zoom, são as câmeras que ligam as compactas com as profissionais. Elas não permitem trocas de lentes, mas possuem um ótimo zoom. Normalmente têm bastantes controles manuais, ganhando em qualidade de imagem e podendo brincar um pouco com as fotos. Algumas possuem alguns acessórios, como lentes avulsas e flashes externos.
     É uma boa escolha pra quem gosta de fotografia e quer tentar melhorar as técnicas.
     Os preços as vezes alto pode atrapalhar na escolha do modelo, mas como eu sempre digo, nada que uma boa pesquisa não o ajude a escolher.
Câmeras DSLR
     As câmeras DSLR(Digital Single Lens Reflex) são as usadas por profissionais e por amadores avançados. Se caracteriza pelas lentes intercambiáveis e as imagens vista no visor é vinda diretamente da lente, refletida internamente por um sistema de espelhos. Possui vários controles manuais, vários tipos de lentes e efeitos, o que possibilita ao fotografo escolher o melhor tipo a ser usado para cada fotografia. A qualidade de imagem é indiscutivelmente superior a qualquer outra.
     Um ponto que pode ser considerado negativo é que a maioria das lentes só são compativeis com as maquinas da mesma marca. Ex: lentes Nikon somente as maquinas Nikon aceitaram. Mas se você resolver comprar outra DSLR da mesma marca, as lentes são compatíveis  mesmo que a sua maquina anterior fosse uma mais antiga.
     Os preços de todas variam muito. Se a maquina usa pilhas é mais barato do que ser for uma maquina que usa baterias. A marca ainda conta muito. Nikon, Canon, Sony terão um preço mais salgado.
     Lembre-se sempre de pesar seus objetivos com a câmera. Se você gosta de gravar videos, muitas compactas mais avançadas possibilitam a gravação de videos em qualidade HD. Se gosta somente de fotografar, procure uma câmera que disponha de recursos melhores.
     Pesquise, peça orientação a um profissional sobre qual modelo comprar, qual marca é melhor e se possível teste e compare as câmeras antes, para ter certeza de que é isso mesmo que você procura.
     Comentem se tiverem mais informações sobre o assunto. 
     Um abraço e até a próxima.
     Jafé Jr.

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de comentar, leia a nossa Política de Comentários